Finca La Miranda

Semana passada estive na Colômbia e como não poderia deixar de ser, visitei por aí uma dezena de lojas da Juan Valdez. Dentre as inúmeras opções de café da própria marca, me deparei com uma caixa marrom, a qual os baristas e atendentes diziam ser o tal do café especial que ganhou prêmios - o Finca La Miranda.

Image

Com um preço e marketing mais acima que os outros cafés disponíveis na loja, dei chance para uma prova, feita na hora pelo barista no V60 drip decanter, lá em uma das lojas de Bogotá mesmo.

Image

Sugiro dar play no vídeo abaixo e ouvir o Jhon Freddy Mora (Maestro Tostador da Juan Valdez) falando enquanto lê esse post:

O Finca La Miranda não é um café produzido pelos cafeicultores Juan Valdez, e sim por um cafeicultor externo. Trata-se do seguinte: há um concurso de cafés na Colômbia chamado Taza de Excelencia, que acontece anualmente e envolve como competidores os melhores lotes de café da Colômbia, avaliados por 20 jurados e com participação de aproximadamente 400 fazendas de café. Com o resultado desse concurso, os cafés com notas maiores que 80 são selecionados e então separados para fazerem parte de um leilão, e o Finca La Miranda no ano de 2015 ficou entre eles. Esses 40 finalistas vendem então neste leilão seus limitados lotes para vendedores de café, como a Juan Valdez. A edição do Finca La Miranda somente ofereceu 2.000 unidades e é vendido somente na Colômbia, em 25 lojas nas cidades de Armenia, Barranquilla, Bogotá, Cali, Cartagena, Manizales, Medellín, Santa Marta e Valledupar. Parece que dei sorte de estar no lugar certo na hora certa ;-)

Junto com a embalagem veio um pequeno livreto (muito bonito por sinal) trazendo informações sobre os grãos contidos dentro da embalagem que os bem preservam; com origem de Caicedo - Antiquoia, diziam dentre outras coisas, o seguinte:

Don Hiyer Adolfo Vargas Lezeano nació y creció en el minicipio de Caicedo, en el seno de una familia tradicional antioqueña de 15 hijos. Hoy lleva con orgullo el legado de su familia, una cultura de trabajo honesto y amor por el café. Hace 20 años compró su finca de 1,74 hectáreas en la que cultiva 9.546 árbores de café y es un convencido de que la producción de café de alta calidad es la mejor forma de brindar un ejemplo a la nueva generación cafetera de Caicedo. Asesorado por el servicio de extensión y las cooperativas de la zona, Hiyer se presentó ante los concursos que lo llevaron a ser finalista de Taza de Excelencia. Está muy orgulloso de entregar este café a Juan Valdez®, a los colombianos y a los consumidores de los países donde será exportado.

Estão também presentes informações da colheita, como:

Cordillera: Occidental; Municipio: Caicedo, Antiquoia; Vereda: La Gareía; Altura: 1.820msnm; Temperatura media: 19C.

O Finca La Miranda é um café intenso e com um aroma de café forte com notas de caramelo e frutos vermelhos maduros (o aroma faz ele parecer mais forte do que ele é, eu achei ele bem fraco). É representado por uma acidez media alta frutal, característica da zona de onde é criado, achei o corpo de médio pra bom, mais pra bom do que pra médio, com um residual bem prolongado.

Esse café possui uma característica singularmente interessante - notas de menta em sua finalização.

Retirado do site da Juan Valdez:

Este café Premium cultivado por Hiyer Adolfo Vargas, en su finca del occidente del departamento de Antioquia, es un café único y de altísima calidad, que le permitirá disfrutar de una taza intensa y fragante a los verdaderos amantes del café colombiano. “Es un paso adelante para la cultura del café en nuestro país; por primera vez los colombianos podrán acceder en las tiendas Juan Valdez® a un café que se equipara a los mejores del mundo, del tipo del que sólo era posible encontrar en tiendas de café especializadas en Asia, Europa o Norte América”. Declaró Hernán Méndez, presidente de Procafecol. La edición Finca La Miranda solamente ofrecerá 2.000 unidades en Colombia, las cuales se podrán encontrar en 25 tiendas Juan Valdez® a partir del 12 de noviembre en las ciudades de Armenia, Barranquilla, Bogotá, Cali, Cartagena, Manizales, Medellín, Santa Marta y Valledupar.


Twitter

@deploytoprod

Linkedin

Rafael Lopes

GitHub

@bobeirasa