Il Barista

O Il Barista se apresenta como um lugar de café gourmet. De porte de grandes e boas máquinas de café espresso e com uma razoável variedade em seu cardápio, a casa conta com aproximadamente 10 cafés em seu portfólio. Fato interessante é que você pode além de optar por beber um café espresso, beber feito no coador Hario ou na prensa francesa.
Nem sempre todos os cafés estão disponíveis, pois das últimas vezes que eu vim, só tinham 3 disponíveis no cardápio. E a impressão de que tenho é que a cadeia começou com uma boa ideia de fazer cafés gourmets, mas caiu na tentação de atender o varejo, oferecendo uma limitada quantidade de grãos simplesmente porque as pessoas não exigentes aceitam o que tem na casa e não fazem muita questão de um grão em específico. Não tem o café X? Vai de Y mesmo, enchendo de açúcar o gosto é tudo igual…
Da última vez que vim pedi um café no Hario, e veio com gosto de queimado porque passou do ponto e queimaram o café. Além disso, entendo que quando você pede um café no coador, o que deve vir é o coador e um recipiente com água quente para você preparar na sua velocidade, e não 2 xícaras de café. Queremos coador à mesa!!
A loja conta também com produtos de varejo disponíveis para compra, como máquinas de café, filtros, grãos, canecas e outros acessórios. Eu sempre compro meus filtros aqui, e hoje tomei um Bossa.
A água com gás que acompanha veio morna e sem gás e não veio o biscoito, como costuma vir de acompanhamento. Parece que o lugar perdeu sua identidade.