Paisagens pelo mundo

Tento sempre levar comigo minha câmera para registrar coisas que meus olhos vêem, nem sempre é possível então por isso o registro fica por conta do telefone celular, que as vezes não desaponta. O foco do post de hoje são paisagens, algumas pelas quais eu segui propositalmente, outras que simplesmente apareceram na minha frente.

Uma vantagem de usar o celular para esse tipo de fotografia é que geralmente ele agrega metadados de geolocalização nas fotos e vídeos, então depois eu consigo sabe onde foi. Na DSLR existem basicamente duas opções: a primeira é comprar um dispositivo de GPS e colocar na câmera, geralmente vai na sapata do flash, a outra é não usar nenhum tipo de dispositivo extra na câmera, mas sincronizar o relógio dela com o relógio do celular, usar um App mobile para gerar o tracking da sua localização, depois exportar o arquivo e usar um software para cruzar os metadados de geolocalização desse arquivo com as fotos, de acordo com timestamp onde elas foram tiradas. Se você gosta de DIY e CLI, o ExifTool pode ser uma solução, mas se você quer algo pronto pode explorar o Houdah Geo, que é um software pago mas extremamente elegante e eficiente, recomendo por experiência própria.

Por sorte a maioria das fotos abaixo foram com o celular, então a geolocalização já veio prontinha. Eu recomendo fortemente esse negócio de geolocalização, pois depois que os anos passam, fica muito mais fácil de lembrar onde a foto foi feita.

Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Twitter

@cloudlopes

Linkedin

Rafael Lopes

GitHub

@bobeirasa